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  • 01 Acoplamentos 
  • 02 Luva de Acoplamentos 
  • 03 Cordões Sintéticos 
  • 04 Gaxetas  
  • 05 Lençóis Industriais  
  • 06 O'rings 
  • 07 Raspadores 
  • 08 Retentores 
  • 09 Rotores  
  • 10 Diversos  

O'ring

Um O'ring ou Obstruction Ring (Anel de obstrução), são pequenos anéis fabricados para serem utilizados em equipamentos ou objetos, com o intuito de impedir a passagem de gás ou líquido através de um determinado espaço.

Geralmente são fabricados em borracha, podendo ser feitos em plástico ou metal. Existem o-ring's fabricados com diferentes compostos de borracha existentes no mercado, para o uso em diferentes temperaturas e exposições químicas. No caso do Nitrílico, este possui resistência a óleos e graxas, contudo, têm pouca durabilidade quando expostos à luz solar ou ao ozônio. Os de Propileno, possuem boa resistência à luz solar e ao ozônio, porém, não servem para o uso com óleos e graxas. A escala de temperatura faz a diferença na seleção material. Algumas aplicações requerem um material com escala de temperatura baixa.

O material de borracha pode ser fabricado para que fique muito macio. Existe um equipamento para a medição de rigidez da borracha, para que esta seja fabricada conforme a necessidade e especificação desejada. A rigidez é variada com incrementos de 5 pontos no medidor. Exemplo: 60, 65, 70 e assim por diante. Cada um dos ingredientes do composto para a fabricação de um o'ring, irá possuir uma variação durante a mistura. Além disso, a temperatura do molde e dos fornos, mais o tempo na prensa e no forno, faz a diferença da fabricação e rigidez, onde pode-se chegar a medida desejada e com tolerância de ±5.

A borracha é produzida em diferentes rigidez por diversas razões. Algumas superfícies onde o o'ring irá ser colocado, não podem ser totalmente lisas. Os vácuos e pequenos riscos podem permitir a passagem de líquidos ou escapamento do ar por completo. Materiais macios atuam melhor nestes vácuos e imperfeições na superfície onde o'ring irá ficar, contudo, o'ring's com maior rigidez, são os que aguentam altas pressões.

Borrachas macias demais tendem a sair de seu posicionamento original quando expostas a altas pressões, e o coeficiente de fricção é calculado com base na rigidez da borracha, que quando muito macia, possuirá um coeficiente mais elevado.


    
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